Formação

2.º Ciclo de Formação “Pedagogia Inclusiva”

O 2.º Ciclo de Formação “Pedagogia Inclusiva da ULisboa” dá continuidade aos objetivos do 1.º Ciclo Formação “Pedagogia Inclusiva da ULisboa”  no sentido de informar, promover competências, identificar recursos e estratégias relacionadas com o apoio de  estudantes com  Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Lisboa. Desde 2021, foram realizados três workshops formativos.

Workshops 4, 5 e 6 a realizar em 2024. Calendário em preparação.

Workshop 3 – Dislexia: do Conceito à Inclusão
8 de Junho de 2022
Doutor Vitor Rodrigues (FMH – ULisboa)
Objetivos: Compreender o que é a Dislexia, tanto no que se refere ao que ela é, bem como na abordagem de algumas conceções erradas. Identificar os estudantes com Dislexia e suas características. Apresentar algumas sugestões e estratégias a considerar perante estudantes com dislexia.

Workshop 2 – Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no Jovem adulto – Intervenção Psicossocial no Ensino Universitário
22 de Maio de 2022
Doutora Ana Rodrigues (FMH-ULisboa)
Objetivos: Aumentar o conhecimento sobre a PHDA, compreender o que é a PHDA, como se expressa na idade adulta e que impacto tem na vida do jovem, com ênfase de sua
vida universitária.

Workshop 1 – Quando o Autismo vai para a Universidade”
27 de Maio de 2021
Doutor Pedro Rodrigues (PIN)
Objetivos: Sensibilizar a comunidade para as caraterísticas comportamentais das Perturbações do Espectro do autismo e para o seu impacto nas diferentes áreas da vida do estudante do ensino superior.  Apresentar propostas de intervenção junto dos diferentes intervenientes da comunidade académica.

No contexto desta ação, foram ainda disponibilizados 3 manuais de boas práticas para apoio a alunos do Espetro do Autismo (PEA) no Ensino Superior. Estão  disponíveis no seguinte link: https://www.autism-uni.org/bestpractice/manuais-de-boas-praticas/.

1.º Ciclo de Formação “Pedagogia Inclusiva” – 2016

A Rede de Necessidades Educativas Especiais da ULisboa (Rede NEE-ULisboa) promoveu, entre 20 de abril a 8 de junho de 2016, o 1.º Ciclo de Formação “Pedagogia Inclusiva” da ULisboa, no sentido de colmatar necessidades, identificadas por discentes, docentes e não docentes, relacionadas com os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Lisboa.

As ações que integraram este primeiro ciclo evidenciam uma preocupação da Universidade com a inclusão da diversidade dos seus estudantes, disponibilizando as ferramentas consideradas adequadas para o acompanhamento de Estudantes com NEE, nomeadamente relacionadas com Síndrome de Asperger, Perturbação da Hiperatividade e Défice da Atenção, Dislexia, Deficiência Visual, Dislexia, Problemas de Saúde Mental e formas criativas para permitir a inclusão.

A Rede NEE-ULisboa está aberta a propostas e sugestões de outras temáticas que permitam contruir uma Universidade que responde de forma inclusiva à diversidade dos seus elementos: discentes, docentes e não docentes.

Poderá encontrar mais informações sobre o Ciclo de Formação na página Moodle (clique em entrar como visitante).