necessidades_especiais

Seminário “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – Uma reflexão | 6 de março de 2017

A Rede de Necessidades Educativas Especiais da ULisboa (Rede NEE-ULisboa) participou no Seminário “Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior – Uma reflecão” no passado dia 6 de março, organizado pelo Núcleo de Apoio Geral do Taguspark.

seminario_nee
II Seminário “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais na ULisboa” | 17 de novembro de 2016

17 de novembro de 2016 | Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

A Rede de Necessidades Educativas Especiais da ULisboa (Rede NEE-ULisboa) realiza no dia 17 de novembro, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa, o II Seminário “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais na ULisboa – Políticas, Práticas e Culturas”.

Com este Seminário pretendemos divulgar as atividades desenvolvidas no último ano pela Rede NEE-ULisboa com vista à plena inclusão dos seus estudantes com Necessidades Educativas Especiais, apresentar o novo site da Rede-NEE ULisboa, divulgar recursos e informações úteis, e promover uma reflexão sobre as práticas de inclusão no ensino superior.

A Rede NEE-ULisboa convida toda a comunidade académica a estar presente. A construção de uma Universidade para todos depende de todos!

Inscrições: https://goo.gl/forms/HDPntS38Mk4uOZeE3

ciclo de formação

Ciclos de Formação “Pedagogia Inclusiva” da ULisboa

20 de abril a 8 de junho de 2016 | Reitoria da ULisboa

A Rede de Necessidades Educativas Especiais da ULisboa (Rede NEE-ULisboa) promoveu, entre 20 de abril a 8 de junho de 2016, o 1.º Ciclo de Formação “Pedagogia Inclusiva” da ULisboa, no sentido de colmatar necessidades, identificadas por discentes, docentes e não docentes, relacionadas com os Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) da Universidade de Lisboa.

As ações que integraram este primeiro ciclo evidenciam uma preocupação da Universidade com a inclusão da diversidade dos seus estudantes, disponibilizando as ferramentas consideradas adequadas para o acompanhamento de Estudantes com NEE, nomeadamente relacionadas com Síndrome de Asperger, Perturbação da Hiperatividade e Défice da Atenção, Dislexia, Deficiência Visual, Dislexia, Problemas de Saúde Mental e formas criativas para permitir a inclusão.

As informações, recursos e estratégias elencadas nestas sessões de formação originaram os conteúdos disponibilizados na página “Necessidades Educativas Especiais”

A Rede NEE-ULisboa está aberta a propostas e sugestões de outras temáticas que permitam contruir uma Universidade que responde de forma inclusiva à diversidade dos seus elementos: discentes, docentes e não docentes.

mostra

Mostra “A ULisboa é para todos”

3-9 de Dezembro de 2015

No contexto da reativação da Rede de Necessidades Educativas Especiais da ULisboa (Rede NEE-ULisboa), com representatividade das 18 Escolas da ULisboa, dos Serviços de Ação Social e do Estádio Universitário de Lisboa, afirmou-se oportuna a troca de experiências visando a melhoria e o desenvolvimento de estratégias de atuação, enquadradas nas boas práticas.

A necessidade de mostrar o trabalho desenvolvido neste âmbito e de apelar à sensibilidade de todos para estas problemáticas numa procura de identificação de contributos para aumentar a qualidade de vida académica dos Estudantes NEE da ULisboa, levou à realização deste evento, que proporcionou informação dos apoios existentes em toda a Universidade, uma exposição fotográfica e atividades desafiantes que puderam ser experienciadas por todos os participantes.

A inauguração da Mostra realizou-se a 3 de dezembro pelas 10h30 com o lançamento do novo logotipo da Rede NEE-ULisboa, tendo ficado disponível para visita no átrio da Reitoria da Universidade de Lisboa entre 3 e 9 de dezembro. A Mostra esteve depois em exposição itinerante nas várias Escolas da ULisboa.

seminario_estudantes

17 de novembro de 2015 | Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

O I Seminário “Estudantes com Necessidades Educativas Especiais na ULisboa” surgiu no contexto da criação da Universidade de Lisboa (ULisboa) e da reativação da Rede de Necessidades Educativas Especiais (Rede NEE-ULisboa), com representatividade das 18 Escolas, assegurando a prossecução do plano de trabalhos já delineado pela Ex-Universidade de Lisboa e a integração de novas atividades dirigidas aos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais (Estudantes-NEE).

No contexto desta união, em que se identificaram diferenças nos modelos de apoio aos Estudantes-NEE, afirmou-se oportuna a troca de experiências visando a melhoria e desenvolvimento de estratégias de atuação, enquadradas nas boas práticas.

A necessidade de debater as temáticas associadas aos Estudantes-NEE neste novo cenário resultou na organização deste Seminário, que pretendeu mostrar o trabalho desenvolvido pelas Escolas e pela Rede NEE-ULisboa, numa procura de identificação de melhorias que possam contribuir para aumentar a qualidade de vida académica dos Estudantes-NEE da ULisboa.

Consulte o programa detalhado aqui

Veja o vídeo apresentado durante o Seminário

Reportagem do evento