Serviços que disponibilizam apoio
Núcleo de Apoio ao Estudante (nape.tecnico.ulisboa.pt)
Área de Graduação (graduacao.tecnico.ulisboa.pt)
Núcleo de Desenvolvimento Académico (nda.tecnico.ulisboa.pt)
Núcleo de Apoio Geral do Taguspark (nagt.tecnico.ulisboa.pt)
Área de Transferência e Tecnologia (tt.tecnico.ulisboa.pt)
Serviços de Saúde (saude.tecnico.ulisboa.pt) funcionários não docentes
Destinatários
Estudantes, docentes e não docentes
Apoios disponíveis
Núcleo de Apoio ao Estudante
- Divulgação de informação sobre o acesso ao IST;
- Acolhimento, integração e acompanhamento de novos estudantes;
- Sinalização de estudantes com Necessidades Educativas Especiais;
- Programa de Mentorado;
- Organização de atividades extracurriculares (ex. workshops de soft skills, hard skills, marketing skills e out-of-the-box skills).
Área de Graduação
- Informação sobre os apoios específicos no âmbito das Necessidades Educativas Especiais;
- Requerimento de apoios específicos, emissão de pareceres, atribuição do estatuto, estabelecimento das condições especiais de frequência e avaliação necessária, pedido de aquisição de ajudas técnicas/produtos de apoio e desencadeamento dos procedimentos necessários;
- Atendimento prioritário e personalizado;
- Avaliação e acompanhamento de estudantes com Necessidades Educativas Especiais;
- Informação aos Docentes responsáveis pelas unidades curriculares em que estão inscritos de modo a serem introduzidas as adaptações ao nível do processo ensino-aprendizagem, forma e método e avaliação adequadas;
- Pedido de marcação de salas ao Gabinete de Organização Pedagógica tendo em conta aspetos de acessibilidade;
- Encaminhamento e promoção da articulação entre estudantes, docentes, funcionários e outros serviços de apoio internos e externos à Universidade de Lisboa;
- Organização e divulgação de iniciativas relacionadas com a temática das Necessidades Educativas Especiais;
- Consultoria no âmbito das Necessidades Educativas Especiais.
Núcleo de Desenvolvimento Académico
- Programa de Tutorado;
- Tutoria personalizada;
- Avaliação e acompanhamento psicopedagógico:
- Coaching e formação na área das competências transversais, competências pedagógicas.
Núcleo de Apoio Geral do Taguspark
- Divulgação de informação sobre o acesso ao TL;
- Acolhimento, integração e acompanhamento de novos estudantes;
- Sinalização de estudantes com necessidades educativas especiais;
- Programa de Mentorado;
- Organização de atividades extracurriculares (ex., Dia Internacional do Estudante; Mostra de Natal, Laser tag, Dia da Responsabilidade Social, Verão na ULisboa);
- Requerimento de apoios específicos, estabelecimento das condições especiais de frequência e avaliação necessária, pedido de aquisição de ajudas técnicas/produtos de apoio e desencadeamento dos procedimentos necessários;
- Atendimento prioritário e personalizado;
- Avaliação e acompanhamento de estudantes com Necessidades Educativas Especiais;
- Informação aos Docentes responsáveis pelas unidades curriculares em que estão inscritos de modo a serem introduzidas as adaptações ao nível do processo ensino-aprendizagem, forma e método e avaliação adequadas;
- Pedido de marcação de salas ao Gabinete de Organização Pedagógica tendo em conta aspetos de acessibilidade;
- Encaminhamento e promoção da articulação entre estudantes, docentes, funcionários e outros serviços de apoio internos e externos à Universidade de Lisboa;
- Organização e divulgação de iniciativas relacionadas com a temática das Necessidades Educativas Especiais;
- Consultoria no âmbito das Necessidades Educativas Especiais.
Área de Transferência e Tecnologia
- Apoio à empregabilidade: programa de desenvolvimento de carreiras, apoio aos processos de recrutamento e promoção do empreendedorismo (Career sessions, scholarships, workshops, weeks, Summer Internships, Job Bank, Pitch Bootcamp).
Serviços de Saúde
- Apoio psicológico, psiquiátrico, médico e outras especialidades da área da saúde.
Acessibilidade física
Adaptação dos edifícios em alguns casos: bibliotecas, casas de banho, laboratórios, parque de estacionamento (6 exteriores), salas de aula e de estudo, elevadores, plataformas elevatórias, rampas de acesso, sinalética, alteração de condições de luminosidade, sistemas de ampliação, reserva de lugares, acesso por elevador e atendimento personalizado aos bares.
Regulamentos aplicáveis
Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da ULisboa
Representantes da Rede NEE-ULisboa
Carolina Ferreira
Núcleo de Apoio ao Estudante
nape@tecnico.ulisboa.pt / carolinaferreira@tecnico.ulisboa.pt
Telefone 218 419 021
Campus Alameda
Lídia Silva / Débora Pinto
Área Académica (Diretora Cristina David)
lidia.silva@tecnico.ulisboa.pt / debora.pinto@tecnico.ulisboa.pt
Telefone 218 417 953 / 218 417 498
Campus Taguspark
Núcleo de Apoio Geral (Coord. Ana Marcelino)
carla.boura@tecnico.ulisboa.pt
Telefone 214 233 545